PREMIAÇÃO DAS COMPETIÇÕES NACIONAIS DA CBCA 2018

A Confederação Brasileira de Corrida de Aventura (CBCA) comunica as entidades afiliadas, atletas, organizadores e patrocinadores os critérios para Premiação das equipes ao final das competições do ano de 2018.

Conforme informativo divulgado em 07/Dezembro de 2017 previamente ao início das competições, os vencedores do Circuito SPOT serão declarados Campeões Brasileiros de Corrida de Aventura 2018; os vencedores da Copa Brasil serão declarados Campeões da Copa Brasil de Corrida de Aventura 2018;

As equipes poderão chegar a Etapa Final Expedição Chauás a ser realizada no dia 15/11/2018, válida pelas duas competições, em condições de se sagrarem vencedoras de ambas as competições baseado no critério de classificação de cada uma delas.

Em caso de vitória de uma mesma equipe nas duas competições, a equipe será declarada vencedora (campeã) de ambas as competições, entretanto, não poderá acumular as premiações. A equipe vencedora nesta condição terá direito a premiação com a vaga na Expedição Guarani Paraguai 2019. Desta forma, a equipe segunda colocada na Copa do Brasil terá direito a vaga na XK Race Argentina.

A CBCA utilizará da prerrogativa em relação as premiações por ela adquiridas, para seguir com sua filosofia de promover o intercambio das equipes nacionais, sendo assim as premiações não poderão ser acumuladas.

As equipes participantes da Etapa Final que não estiverem na disputa do Circuito SPOT ou da Copa Brasil serão declaradas somente vencedoras da Etapa Chauás.

Esperamos por todos na grande Final 2018.

CBCA – CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CORRIDAS DE AVENTURA
PRESIDENTE - ARNALDO MACIEL
17 DE OUTUBRO DE 2018

VEM AI - Circuito Brasileiro SPOT de Corrida de Aventura 2018

O trabalho da nova gestão da CBCA - Confederação Brasileira de Corrida de Aventura - continua a todo o vapor e aos poucos vemos o resultado dos esforços dos dirigentes para movimentar o mercado e reviver os melhores momentos do esporte.

Uma das novidades que os corredores de aventura contarão em 2018 é o Circuito Brasileiro SPOT de Corrida de Aventura, formado por 11 provas ao longo do ano e premiação com vagas em provas internacionais como a Expedición Guarani (Paraguai) e XK Race (Argentina).

O novo circuito acontecerá em paralelo com o campeonato que acontece atualmente (que passará a ser chamado Copa Brasil), onde as melhores equipes dos Estaduais, RBCA e convidadas são convocadas para uma prova final (em 2017 a anfritriã foi a Bituin Brasil).

 

085ac798-008d-4d21-a907-e1f9429280a4.jpg

Eventos que fazem parte do Circuito Brasileiro SPOT de Corrida de Aventura:

  • 24.03 - Noite do Perrengue (BA) - 120 Km
  • 19.05 - Papacorrida (RS) - 150 Km
  • 31.05 - Haka Expedition (SP) - 200 Km
  • 16.06 - Brou Aventuras (MG) - 150 Km
  • 07.07 - Bituin (SC) - 120 Km
  • 18.08 - Terra de Gigantes (RJ) - 500 Km
  • 07.09 - Desafio dos Sertões (BA/PE) - 150 Km
  • 15.09 - BOA (DF) - 70 Km
  • 12.10 - Gralha Azul (PR) - 150 Km
  • 02.11 - Guerreiros n'Aventura (AL) - 120 Km
  • 15.11 - Expedição Chauás (SP) - 200 Km

Os títulos serão definidos no final do ano da seguinte maneira:

  • Circuito Brasileiro SPOT de Corrida de Aventura: Campeões Brasileiros de Corrida de Aventura 2018
  • Copa Brasil de Corrida de Aventura: Campeões da Copa Brasil 2018

Ambos possuem critérios e formatos diferentes, tanto de provas quanto de pontuação, portanto é preciso ficar atento às regras de cada circuito para evitar confusão. Enquanto o Circuito Brasileiro se concentra em provas mais longas e "obriga" as equipes a cruzarem a divisa de seus Estados para obter uma melhor pontuação, a Copa Brasil trabalha com os resultados Estaduais, permitindo que as equipes corram localmente e sejam convocadas para a grande Final.

Outra diferença é que no Circuito Brasileiro, as equipes obrigatoriamente deverão ter um aparelho SPOT GEN3 próprio. Até o ano passado a empresa, em parceria com a CBCA, emprestava o aparelho para o rastreamento online.

Comunicado OFICIAL CBCA

A Confederação Brasileira de Corrida de Aventura comunica as entidades afiliadas, atletas, organizadores e patrocinadores o modelo de disputa das competições nacionais no ano de 2018.

Serão realizadas duas competições nacionais oficiais, adicionalmente as competições estaduais que seguirão contando com todo o apoio e suporte da CBCA.

COMPETIÇÕES

CIRCUITO BRASILEIRO SPOT DE CORRIDA DE AVENTURA.
O Circuito Brasileiro SPOT de Corrida de Aventura será composto por 11* eventos selecionados pela CBCA e será disputado em sistema de pontos corridos. Todas as etapas valerão 100 pontos, sem aplicação de fatores extras.
*Para a categoria Duplas serão válidas 10 etapas ( sem Expedição Terra de Gigantes).

Para definir os vencedores das categorias Quartetos e Duplas, serão considerados os 5 (cinco) melhores resultados de cada equipe ou atleta que tenha participado de no mínimo 3 (três) etapas do Circuito Brasileiro SPOT.

Qualquer equipe poderá participar do Circuito, entretanto, para pontuar no ranking do Circuito Brasileiro SPOT, será OBRIGATÓRIO o uso do SPOT GEN3 de propriedade das equipes.
A CBCA não fornecerá os equipamentos.

Os vencedores deste Circuito serão declarados Campeões Brasileiros de Corrida de Aventura 2018.

COPA BRASIL DE CORRIDA DE AVENTURA.
A Copa Brasil utilizará os campeonatos estaduais, ranking RBCA e convites CBCA como critérios de classificação para a FINAL da Copa Brasil.
Os vencedores da FINAL da Copa Brasil serão declarados Campeões da Copa Brasil 2018.

EVENTO FINAL
A FINAL da COPA BRASIL 2018 e a última etapa do CIRCUITO BRASILEIRO SPOT 2018, serão realizadas na mesma data e evento, dia 15/11/2018 em São Paulo, organização responsável Expedição CHÁUAS.

CATEGORIAS
Ambas as competições serão disputadas nas categorias, Quarteto Misto, Dupla Masculina e Dupla Mista.
Não haverá ranking para a Categoria Solo em ambas as competições.

EQUIPES E ATLETAS
As Equipes deverão ser inscritas com um nome fixo, respeitando os nomes já existentes no RBCA. Este nome deverá ser o nome de inscrição nas provas para que a pontuação seja válida no ranking. Os critérios de formação de equipes seguirão os critérios definidos no RBCA.

PREMIAÇÃO

Circuito Brasileiro SPOT de Corrida de Aventura 2018
Quarteto primeiro lugar - Vaga para Quarteto na Expedição Guarani Paraguai 2019
Dupla Masculina primeiro lugar - Vaga para Dupla na XK RACE Argentina 2019
Dupla Mista primeiro lugar - Vaga para Dupla na XK RACE Argentina 2019

Copa Brasil de Corrida de Aventura 2018
Quarteto primeiro lugar - Vaga para Quarteto na XK RACE Argentina 2019
Dupla Masculina primeiro lugar - Vaga para Dupla na XK RACE Argentina 2019
Dupla Mista primeiro lugar - Vaga para Dupla na XK RACE Argentina 2019

 

A GRANDE FINAL DO CAMPEONATO BRASILEIRO 2017

Aventureiros desse "Brasilzão", lá vem A Grande Final de Corrida de Aventuras dos Brasil.

Sem título.png

Os informativos dessa grande aventura estão disponíveis no site da https://www.expedicaoeaventura.com.br/noticias/ ou donwloado aqui.

Lembrando que a Categoria Aventura, é uma categoria EXTRA OFICIAL, onde os organizadores da prova, se proporão a fazer, para que os iniciantes possam partilhar de uma excelente corrida de aventura, participando juntamente com seus ídolos e amigos. 

Preparem-se guerreiros, a batalha pelo título nacional vem ai!!!

Caixa Brasília Outdoor Adventure promete desafio e emoção no cerrado.

Evento promete trazer surpresas para as 102 equipes inscritas, originários da Bahia, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, além do Distrito Federal

 Neste final de semana, no dia 11/6, acontece a segunda edição do Caixa Brasília Outdoor Adventure (BOA), a partir das 7h, com saída prevista para o Centro de Convenções Israel Pinheiro, perto da Ermida Dom Bosco. Para prestigiar esta edição do evento, estará presente o presidente da Confederação Brasileira de Corrida de Aventura, o baiano Arnaldo Maciel.

Patrocinado pela Caixa e pelo Governo Federal, o evento – que conta com participantes de quatro estados brasileiros (BA, MG, GO e RJ), além do Distrito Federal - é um desafio multiesportivo composto pelas modalidades de corrida em trilha, mountain bike, canoagem e rapel, sempre em contato com a natureza. A prova oferece duas opções: o Percurso Short, com cerca de 20 km; e o Percurso Pro, com aproximadamente 60 km.

Com inscrições esgotadas desde o último dia 26 de maio, a prova superou em mais de 40% o número de inscritos em 2016, quando 70 equipes participaram da competição. Ao total foram inscritas 102 equipes (68 no percurso SHORT; e 34 no percurso PRO).

Entre os prêmios da competição estão medalhas para todos os concluintes, troféus para os três primeiros lugares em cada categoria, além de brindes dos apoiadores.

“O BOA (apelido carinhoso que os atletas deram ao Brasília Outdoor Adventure em referência às suas iniciais) busca do participante espírito de equipe, liderança, estratégia, capacidade de se adaptar aos desafios que aparecem e contato constante com a natureza”, conta Pedro Lavinas, um dos organizadores do evento.

Novidade deste ano - Uma das novidades este ano é o desafio dos participantes praticarem Rapel na Ponte JK, um dos cartões postais de Brasília. “O Rapel vai acontecer, na prova SHORT, depois da canoagem e antes da bike; Já na prova longa (PRO), será o contrário: depois da bike e antes da canoagem”, adianta o organizador. Em ambos os casos, o atleta vai terminar o rapel caindo na água e vai nadar até a margem, continuando a prova a partir dali.

“Há participantes com idades variando entre 13 e 63 anos, o que evidencia o quanto o esporte é democrático e plural”, afirma Lavinas, lembrando que o cerrado de Brasília oferece muitos locais de tirar o fôlego e pouco inexplorados. Nesse sentido, a prova ocorre em um destes locais, mas o participante só recebe o mapa da “expedição” na véspera da largada. Cada equipe escolhe seu caminho e monta sua estratégia. “É um misto de caça ao tesouro e iron man, sendo a inteligência e a estratégia tão importantes quanto a velocidade e a resistência”, explica.

Pedro Lavinas e Diogo de Sordi, corredores de aventura desde 2009 e 2008, respectivamente, já disputaram provas no Brasil e pela América do Sul. Resolveram, com o apoio dos amigos aventureiros, encarar o desafio de montar sua própria prova de expedição e aventura. Garantindo sempre segurança para os competidores, Pedro e Diogo organizam o Caixa Brasília Outdoor Adventure com muita cautela, criatividade e expertise de bons competidores.

Em sua segunda edição, o Caixa Brasília Outdoor Adventure é um desafio multiesportivo composto pelas modalidades de corrida em trilha, mountain bike e canoagem, sempre em contato com a natureza. O evento conta com o apoio de SPOT, Oficina Multisport, Fit&Move, Açaí da Amazônia 204 Norte, Adventure Weekend Turismo, Mochila Insana, Don Ricardo Beer Bike,Trekking Brasília, Instituto Atmos e DFX Suplementos.

 

CBCA anuncia o Estado que sediará a Final do Campeonato Brasileiro 2017.

Prezados Atletas,

A Confederação de Corrida de Aventura do Brasil, através deste comunicado informa sobre a sua decisão em relação a realização da Final do Campeonato Brasileiro de Corrida de Aventura 2017.

A CBCA recebeu três propostas dentro do prazo estabelecido vindas dos estados do RS, SC e ES. Sendo a proposta do RS retirada a pedido dos próprios organizadores ainda durante o período de avaliação.

Em seguida, a Diretoria da CBCA avaliou junto aos Organizadores as propostas de Santa Catarina (SC) e do Espírito Santo (ES), decidindo com base no projeto apresentado pela vitória do estado de Santa Catarina (SC), representado pelos organizadores da BITUIN - André Gustavo Wormsbecher e Marcus Bauermann Costa.

A Final do Campeonato Brasileiro será realizada entre os dias 01 e 03 Dezembro 2017. 

Assim como nos anos anteriores, estarão automaticamente classificadas para a Final do Campeonato Brasileiro 2017, as três (3) equipes primeiras colocadas nos Rankings Estaduais e no RBCA (Ranking Brasileiro de Corrida de Aventura) nas categorias Quarteto Misto, Dupla Masculina e Dupla Mista. 

A partir desta data, serão divulgados novos comunicados com informações adicionais. 

A CBCA já iniciou junto aos Organizadores a busca pelas melhores condições possíveis para a realização do evento.

Atenciosamente,

Diretoria CBCA 2017 - 2020